Atendimento Psicoterapeutico
Etapa Projetiva
No final da anamnese, ou entrevista inicial com a família, se pede para os pais esclarecerem à criança que estiveram no consultório e que ela irá semanalmente para a terapia. Nos atendimentos irá trabalhar alguns jogos, desenhos, expressões artísticas, dramatizações, atividades lúdicas e diálogos informais com a profissional.
Na primeira sessão, a psicopedagoga pergunta diretamente à criança se ela sabe o que faz no consultório. Com isso, comprova-se se lhe ficou clara a rotina e a função dos atendimentos psicopedagógicos.
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Esta conversa aquece a relação e a construção de uma confiança.
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A psicopedagoga observa no setting terapêutico e no desenvolvimento de seus atendimentos diferentes questões e os processos da criança, tais como: seus conhecimentos prévios nas áreas do conhecimento, sua construção oral e até escrita, letra, traçado, preensão do lápis, organização no papel, criação, dentre outros. Essa etapa trabalha com a emoção e a expressividade, ou seja, elementos e conteúdos fundamentais para o direcionamento das intervenções.
Nesse contexto, e ao longo dos atendimentos psicopedagógicos, a psicopedagoga tem condições para realizar ações diretas à indivíduo que muitas vezes não aprende.
Através dos primeiros atendimentos, elabora-se um Projeto Psicopedagógico com valor individualizado ao aprendiz.