top of page

É um trabalho desenvolvido emergencialmente para atender e preparar o aluno para estudos e provas.

 

A Psicopedagoga através de suas observações, sintomas do que pode estar aprisionado no indivíduo e do registro simbólico por ele manifestado, realiza o reforço escolar de modo estratégico, ou seja, organiza a rotina de estudos, e elenca as disciplinas que deverão ser trabalhadas de acordo com as dificuldades mais evidentes. Inicia-se portanto, o reforço escolar. A criança sentindo-se apoiada e protegida, invariavelmente, mostrará avanços.

 

É fundamental que o reforço escolar ocorra com o tratamento e a dinâmica do conhecimento, pois, a busca pela autoestima e a estrutura consciente de autonomia, são os pilares para a resolução de questões pedagógicas. Por este motivo, O reforço escolar é realizado com foco nas possíveis manifestações emocionais e psicológicas apresentadas. É preciso cuidar e apoiar a psique da criança ou adolescente.

 

Em casos de comprometimento pedagógico, ou, dependendo da época do ano, o trabalho é diretamente voltado às disciplinas com baixo rendimento e no reforço das mesmas. Esse modelo de atuação psicopedagógica é amplo e entende que o aprender e as emoções de um indivíduo caminham paralelamente. Muitas vezes, o adulto acredita que a criança não aprende por ter dificuldades  como um fator isolado a ela, esquecendo-se das questões de ordem emocional que acometem a criança.

 

No cotidiano escolar de uma criança, as representações do não aprender e como ela vivencia o fracasso escolar é o motivo pelo qual muitas famílias me procuram e solicitam o reforço escolar.

 

Acredito que é possível realizar sessões de reforço escolar, entretanto, é preciso ressaltar que este ocorre com o apoio terapêutico em consultório.

Reforço Escolar

Reforço Escolar
bottom of page