top of page

OBJETIVO

 

A educação é uma longa e árdua tarefa que pressupomos vir da instituição família, entretanto,   muitos professores questionam como lidar com determinadas atitudes dos alunos que denotam ausência de limites, ou manifestações que se passam em sua vida interior? Com o advento da psicopedagogia e suas intervenções, é possível perceber as queixas do educador e enriquecer sua atuação em sala de aula.

 

Atualmente, temos notado que as dificuldades em administrar conflitos têm sido bastante presentes na escola. São constantes as dificuldades e a negligência por parte dos adultos. Por esta razão, esta palestra, tem como objetivo enriquecer o educador com estratégias capazes de favorecer a administração e resolução de conflitos entre os alunos e em classe de modo geral.

​

PÚBLICO ALVO

​

Para professores do Ensino Fundamental I e Educação Infantil

​

TEMPO DE DURAÇÃO

​

O tempo estimado para a apresentação é de quarenta e cinco minutos (45´), sendo quinze minutos para perguntas.

​

TEMAS:

​

1- O manejo dos conflitos em classe

                           

Em geral, há em salas de aula, o comportamento e as relações que são próprias da faixa etária ou do ambiente, porém, a forma como tratamos e os impactos que se espalham é que questiono. Os círculos e as ondas que se ampliam nos vínculos afetivos ou na falta deles e nos faz refletir de onde provém, como afetam o grupo e como lidar.

 

Nesse contexto, estudar os efeitos do comportamento, é fundamental para um bom relacionamento para o aluno, para o equilíbrio em sala de aula, e igualmente para o educador.

 

Ao encontrarmos maneiras de lidar com os conflitos e desgastes, todo círculo de amizades da criança e demais instâncias serão afetados e envolvidos na interação positiva.

 

 

Apresentação de técnicas de manejo.

​

2- Adaptação à escola em janeiro

 

É chegada a hora de recomeçar, de voltar à rotina e aos hábitos, que trazem às crianças e famílias, a possibilidade de trilharem os primeiros passos da vida acadêmica, por isso, todo início de ano escolar, é natural que o adulto tenha certa apreensão para administrar sua agenda, trabalho, seus horários, e, claro, a escola da criança.

​

3- Como lidar com a birra

​

Nas diferentes observações que pude guardar ao longo de minha experiência, posso afirmar que a birra é bastante comum no meio escolar, social e familiar, podendo ocorrer a partir de determinada fase do desenvolvimento, até a adolescência.

​

​

​

Palestra para professores

bottom of page