top of page

Como desenvolver gosto pela leitura

Ao longo das minhas experiências tanto em sala de aula, como no consultório trabalhando e incentivando os alunos a buscarem o conhecimento através da leitura, parece que há um bloqueio que pode justificar a falta de interesse pelos livros. É o cuidado intenso e direcionado com o estudante, ou seja, a relação.


A escola conta com um dos equipamentos mais fabulosos que é a biblioteca, entretanto, a rotina intensa das disciplinas nem sempre favorece este uso com constância. Algumas escolas e muitos professores direcionam seus planos pedagógicos com títulos e obras literárias para ilustrarem temas desenvolvidos em classe, mas ainda assim falta algo. É o que vem além da sala de aula, além da escola.


como desenvolver gosto pela leitura

Despertar desejos, descobertas é o que move o saber, porque as diferentes manifestações individuais sempre vão existir como: sintomas, inibição, dificuldade em aprender devido relacionamento com o professor ou com a instituição em si, preguiça, mal humor, desinteresse, algumas questões familiares, sócio culturais, e outros tantos fatores.


Para favorecer e acolher a criança ou estudante, costumo orientar o adulto ao seguinte:


Primeiramente, você adulto deve dar exemplo de ser leitor, mas, se você não é praticante de leitura, procure desenvolver este hábito ao lado dele.


Ler para o filho é um ato de amor. É a relação, o momento, o carinho.


Antes de dormir, em um momento aconchegante, leia sobre algo que ele queira, ou o que pode ser divertido, que vá de encontro com alguma situação que estão vivenciando, ou algum conflito. leia para que ele escute.


Leia em voz alta para seu filho(a). Escolham um tema juntos ou se preferir diga eu posso ler pra você?


Comentem o que leram ou simplesmente deixe-o expressar o que sentiu.


Leia livros simples para que entenda a estrutura da linguagem.


Conte histórias deixando um certo suspense.


Pergunte se sabe o que irá acontecer.


Associe a leitura ao cotidiano.


Busque com ele os significados das palavras no dicionário.


Visitem bibliotecas, livrarias.


Estas práticas trazem os melhores benefícios da vida que são o acolhimento, a troca de inúmeras emoções, energia, e, sobretudo o amor entre os dois. Certamente com esses encontros de leitura seu filho sentirá que o contato irá construir o bom hábito e, de forma lúdica e acolhedora se aproximará mais dos livros. Participe com ele!

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
bottom of page