Bullying
Infelizmente, nos dias de hoje, alguns transtornos e certas síndromes que na década passada eram pouco estudados ou observados nas escolas e por profissionais da área de Educação, estão sendo tratados com mais frequência e encaminhados aos consultórios de Psicopedagogia, proporcionando assim mais qualidade de vida para muitos alunos. Foi o que motivou a minha prática como Psicopedagoga tanto em escolas como na clínica, porque as consequências eram visivelmente desastrosas nos resultados escolares.
Refiro-me aos transtornos como; de ansiedade, desafiador opositor, de conduta, bullying e outros que tanto angustiam nossas crianças. Como estas ocorrências são frequentes na escola, é fundamental buscar estudos e possíveis soluções a serem tratados na Psicopedagogia.
A criança e adolescente que padecem desse tipo de agressão,como o bullying, podem ser atendidos e ajudados a minimizar sua dor, sua autoestima frágil ou suas atividades acadêmicas que ficaram comprometidas por estes sofrimentos, por meio da Psicopedagogia Clínica.
O bullying é uma agressão que traz sofrimento à criança primeiramente, e, consequentemente à família, ainda que muitas vezes ela não consiga relatar os fatos vividos na escola. Há em algumas escolas campanhas contra o bullying, um trabalho feito pelos profissionais da Educação, porém, quem sofre ou sofreu com este tema precisa de ajuda. É um tipo de abuso que pode levar a criança ou adolescente a expressar sua dor muitas vezes até de forma física, evoluindo para comportamentos inesperados.
Na intervenção psicopedagógica, é possível que a criança ou o adolescente manifeste a queixa de bullying de diferentes formas, mas com a construção do vínculo em consultório, o quadro ansioso poderá ser tratado, uma vez que as manifestações que ocorrem escondidamente, por quem sofre bullying, refletem a dor psíquica que são aliviadas e escondidas no próprio corpo. Estes sinalizadores de comportamento por parte de quem sofre bullying, são um alerta aos pais ou responsáveis para buscarem ajuda.
O bullying em geral tem ocorrido nas escolas, às escondidas, portanto, é importante que estejam atentos às ações de seu filhos e procurem ajuda.
Claramente, o bullying pode ser tratado e denunciado.
Comments