Consultório de Psciopedagogia
Um consultório de Psicopedagogia precisa ter muito além do seu espaço físico. É um local onde deve trazer acolhimento, claro, mas, sobretudo promover uma atmosfera de confiança entre a psicopedagoga e a criança ou o adolescente. Para tanto, o que importa, é a relação que será construída, é a dinâmica do contato e da segurança.
Com o avanço das pesquisas na área de Educação, alguns benefícios têm sido agregados à Psicopedagogia, pois muitos casos são encaminhados aos consultórios, proporcionando assim mais qualidade de vida para muitos alunos e suas famílias.
Quem procura pela área de Psicopedagogia, certamente já deve ter sido orientado ou imagina que se trata de um trabalho exclusivamente escolar, entretanto, é um pouco mais abrangente. Os atendimentos contemplam e incluem diferentes demandas, que serão direcionadas segundo a queixa da família ou da escola.
O trabalho de Psicopedagogia consiste em estabelecer uma relação de confiança com seu cliente a fim de construírem um vínculo afetivo. Mediante este primeiro propósito, cabe à Psicopedagoga proporcionar atividades terapêuticas e pedagógicas para atingir os objetivos da queixa escolar ou familiar.
Na etapa avaliativa a Psicopedagogia atua de forma específica às dificuldades de aprendizagem, entretanto, as questões emocionais do indivíduo serão observadas, pois, cognição e emoção caminham juntas. Durante esta fase, a Psicopedagoga já pode intervir de forma produtiva, ou seja, proporcionar à criança ou adolescente mudanças de atitudes e de entendimentos dos entraves apresentados.
Outro ponto fundamental da Psicopedagogia é o de identificar causas das dificuldades de aprendizagem para poder nortear a continuidade no consultório.
Sobre a etapa avaliativa ainda, é fundamental mencionar um recurso que a Psicopedagogia se utiliza para poder contribuir com a avaliação. Trata-se dos testes projetivos. Em cada sessão, a Psicopedagoga, propõe expressões artísticas simples, como o desenho, a fim de perceber processos inconscientes do educando. Esta fase é de extrema importância tanto para o estreitamento do vínculo entre a terapeuta e seu cliente, como para a contribuição a um diagnóstico multidisciplinar do indivíduo.
A Psicopedagogia integra áreas.
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